A história do município de Contagem é um tanto confusa, sendo marcada pela instabilidade de sua autonomia político-administrativa, que remontam ainda ao período imperial.
Às últimas décadas do Brasil Império, poucas eram as localidades detentoras do título de cidade. Sabará, uma das primeiras cidades da província de Minas Gerais, abrangia todo o território onde hoje ficam os municípios da grande BH. Naquela ocasião, a localidade então denominada "Contagem das Abóboras" era apenas um distrito, pertencente à antiga freguesia do Curral del-Rei, esta que logo viria a se tornar a nova capital de Minas - Belo Horizonte.
Mais tarde, com a Lei 671 de 1854, Contagem deixou de ser um distrito da freguesia do Curral del-Rei, sendo também elevado à categoria de freguesia, ainda no âmbito do município de Sabará. Com a fundação de Belo Horizonte como capital estadual em 1897, não há registros muito claros sobre o que jurisdição a freguesia de Contagem passara a pertencer.
No entanto, sabe-se que a Lei Estadual 556/1911, se referindo a Contagem como distrito, eleva a localidade à categoria de vila, ao passo que desmembrava Contagem da antiga vila de Santa Quitéria, atual Esmeraldas.
Contudo, a autonomia conferia à Contagem como Vila não chegou a durar três décadas. Isto porque o Decreto-lei Estadual 148/1938, extinguiu a vila de Contagem, sendo seu território incorporado ao município de Betim, novamente na condição de distrito.
Pouco tempo depois, o Decreto-lei Estadual 1058/1943 transfere parte do território de Belo Horizonte, junto ao ribeirão Arrudas, para o distrito de Contagem, município de Betim. Não há detalhamento sobre o tamanho dessa área transferida da capital para o distrito de Contagem, mas a interpretação do antigo mapa de Belo Horizonte (1927) mostra que toda a vertente a oeste do ribeirão Arrudas.
A área transferida de BH para Contagem em 1943 é a que hoje corresponde aos grandes bairros-regionais de Cidade Industrial, Jardim Industrial, Industrial, Amazonas e Bandeirantes, além de parte do bairro Eldorado, na região a leste do Big Shopping e parte do bairro Água Branca, aproximadamente à leste da rua Cardeal Arco Verde. Toda esta área engloba importantes pontos como Praça da Cemig, Toshiba, Itaú Power Shopping e estação Eldorado do Metrô.